A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Prof. Jacqueline (Podemos) convocou, nesta segunda-feira, 23, os demais membros do colegiado para debater sobre o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
“A gente tem que ver com a Secretaria Municipal de Educação como é que foi aplicado o Fundeb no final do ano e como será destinado essa sobra, se existe sobra?”, questiona a parlamentar, que juntamente com os membros fará um documento solicitando informações sobre o fundo.
Ainda de acordo com Jacqueline, a comissão aproveitará a participação da Semed para fiscalizar o que sobrou do fundo, gasto no decorrer do ano, e destinar aos profissionais da educação.
“Para que a gente possa discutir, conversar e repassar aos demais colegas informações sobre o rateio do Fundeb. Já está anunciado pelo governo do Estado que vai haver o rateio com o fundo de reserva que sobrou, e nós queremos no Município também que a prefeitura se posicione e qual seria essa divisão, se é que existe sobra do Fundeb deste ano”, acrescenta.
Membro da comissão, Prof. Fransuá (PV) fez um apelo para que o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) e a Secretária Municipal de Educação Kátia Schweickardt, façam um estudo sobre esse rateio, ultrapassando o limite mínimo exigido.
“Se houver sobra, e nós fazemos fazer essa consulta a Secretaria de Educação, ela deve ser passada, rateada aos professores”, diz o vereador.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Divulgação