fevereiro 22, 2026 13:11

Juiz questiona TRE-AM sobre competência para apreciar notícia-crime contra prefeito reeleito de Borba

O juiz eleitoral Leonardo Mattedi Matarangas levantou questionamento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para que informe sobre a possível competência para o processamento de uma representação de notícia-crime, que trata da suspeita de aliciamento de eleitores pelo prefeito de Borba, 150 quilômetros de Manaus, Simão Peixoto (PP).

A decisão consta no mural eletrônico do TRE de publicação do último dia 9.

No despacho, o magistrado relata sobre a “notitia crimins” (notícia-crime) contra pessoa detentora de cargo público que garante prerrogativa por foro, haja vista que possivelmente no exercício da função de prefeito municipal.

“Neste sentido, imperiosa a dicção do verbete do enunciado de Súmula 702-STF (Supremo Tribunal Federal)”, ressaltou o juiz.

A Súmula 70 do STF trata-se sobre ‘a competência do Tribunal de Justiça para julgar prefeitos restringe-se aos crimes de competência da justiça comum estadual; nos demais casos, a competência originária caberá ao respectivo tribunal de segundo grau’.

Nesse sentindo, o juiz levanta o questionamento sobre “a competência do Tribunal de Justiça para julgar prefeitos restringe-se aos crimes de competência da justiça comum estadual; nos demais casos, a competência originária caberá ao respectivo tribunal de segundo grau”.

Com isso, o juiz resolveu “indagar sobre a possível competência do TRE-AM para o processamento do feito e intimar a parte autora e o Ministério Público (MPE-AM), no prazo de 5 dias”, finalizou o juiz”, finalizo o juiz.

Leia o documento na íntegra aqui.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!