julho 7, 2025 01:47

Deputado quer convocar David Almeida à Aleam para que esclareça sobre contratos da saúde de sua gestão interina

Presidente municipal do PRTB, o deputado Fausto Júnior protocolizou requerimento de convocação à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 24,  para que o candidato a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vá prestar esclarecimentos na casa sobre a suspeita de exames superfaturados no interior do Estado na época em que foi governador interino no Amazonas, em 2017, apontado durante as investigações da CPI da Saúde.

O deputado assinalou que o requerimento não tem objetivo eleitoral nem político, mas estritamente de “esclarecimento da verdade”. “Nós não podemos ficar, aqui, inertes enquanto uma pessoa tenta retalhar os trabalhos da CPI da Saúde, tirar o crédito do trabalho que foi feito e conseguiu indiciar mais de 50 pessoas”, alfinetou.

Fausto, que foi o relator da CPI da Saúde na Aleam, afirmou ainda que a comissão, que iria investigar as administrações estaduais de 2011 a 2020, não teve o tempo necessário para avançar nas investigações e chegar nos governadores.

“Espero que amanhã possamos votar (o requerimento) e dessa forma, espero que ele (David Almeida) venha aqui prestar esclarecimentos e não fazer aqui um teatro, palanque político eleitoral, mas prestar esclarecimentos como ex-governador interino. Ex-governador que colocou as suas fotos nas repartições públicas como governador interino não sendo eleito para tal cargo”, disse.

Na avaliação do deputado, o candidato a prefeito David Almeida indo a Aleam vai ter a oportunidade de esclarecer as suspeitas de superfaturamento em exames médicos de colposcopia e cononização do colo do útero ocorrido em municípios do interior do Amazonas, realizado em 2017.

“Não será aqui um tribunal de inquisição ou uma forma de tentar persegui-lo, mas ele poderá sair daqui fortalecido se conseguir esclarecer para a sociedade a sua participação ou omissão nos processos totalmente irregulares  que nós verificamos no seu governo”, disse.

O Portal O Poder entrou em contato com a assessoria de imprensa do candidato David Almeida para repercutir a convocação. Conforme a assessoria, Almeida não vai responder ao deputado Fausto Jr.

‘Figuras estranhas’

Fausto ainda cobrou hoje explicações do governo do Amazonas sobre qual a função e as ligações do empresário Alessandro Bronze, dentro da estrutura do Executivo estadual ao qual definiu como “figura estranha”.

Segundo o deputado, ele recebeu em seu gabinete uma denúncia que aponta o empresário como lobista dentro do Palácio da Compensa, interferindo nas ações do governo.

Fausto em seu discurso comparou Alessandro Bronze à marqueteira Carla Pollake, que segundo ele está em Manaus, que foi acusada pela CPI da Saúde de interferir junto ao governo do Estado para aprovar projetos que desviaram recursos públicos na Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

“Eu quero saber quais são as funções do seu Alessandro  Bronze no governo do Estado. Esse senhor é alvo de investigação. Uma pessoa deixou isso no meu gabinete e a gente fica inclusive em saber porque esse senhor está sendo investigado? Quais são as suas funções? Se ele está influenciando nas decisões do governo Estado? Essa pergunta a sociedade quer saber. Até hoje a sociedade não sabe o que a Carla Pollake ganhou na saúde do Amazonas. De repente aparece uma nova figura causando ingerência. E não sabemos porque, ele não ocupa nenhum cargo no Executivo”,  denunciou.

No plenário da Assembleia Legislativa, Fausto Jr. mostrou a cópia de um documento emitido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, que determinou a quebra do sigilo telefônico e de e-mail de Alessandro Bronze.

Falcão é o ministro do STJ que atua no inquérito aberto para apurar denúncias e desvios de recursos na Saúde do Amazonas, que tem entre seus alvos o governador Wilson Lima.

Em junho deste ano, Falcão determinou a deflagração da Operação Sangria, que teve com alvos membros do alto escalão do governo do Amazonas e servidores públicos da Saúde.

Segundo o documento revelado por Fausto Jr, as informações obtidas com a quebra de sigilo serão encaminhadas à Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros do Governo Federal, e também à Procuradoria Geral da República.

“Queremos saber o que Alessandro Bronze faz dentro do governo. Ele não possui cargo ou nomeação, porém atua livremente nas secretarias”, denunciou Fausto Jr. “O governo precisa dar explicações à sociedade”, concluiu.

O Portal O Poder entrou em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação para repercutir as denuncias do deputado a respeito do empresário, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Confira na integra o documento

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Moraes suspende decretos do IOF e convoca reunião entre governo e Congresso

O ministro Alexandre de Moraes suspendeu hoje todos os decretos sobre mudanças na cobrança do IOF e convocou uma...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!