Mesmo com a forte chuva que assola a capital desde o período da manhã, eleitores que votam nas escolas estaduais Rilton Leal Filho e Maria Madalena, ambas no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus, comparecem às urnas, na tarde deste domingo, 29, para escolher o prefeito dos próximos quatro anos da capital amazonense.
A dona de casa Marina Galvão de Sena, de 45 anos, disse que, mesmo estando desacreditada nos políticos, fez questão de enfrentar a chuva para votar. “Se eu não sair de casa para votar, escolher meu candidato, o nosso futuro fica na mão de outras pessoas. É fundamental votar, é um direito e um dever de todo cidadão”, defendeu.
Outro que enfrentou a chuva para votar foi o motorista José Carvalho, de 50 anos. Ele veio de outro bairro apenas para exercer seu dever. “Num dia de chuva, a gente quer mesmo é ficar em casa, mas não é por aí. A gente tem que fazer valer o nosso direito de votar e escolher o nosso prefeito. Eu morava e votava aqui, mas mudei para a Cidade Nova e não transferi, fiz esse esforço e vim aqui no Armando Mendes votar”, disse.
Nas duas escolas havia um fluxo intenso de eleitores, mas não foi registrado aglomerações nem filas. “Foi super rápido, nem fila enfrentei. Fiquei até pensando que ia ter fila porque tem muita gente aqui na rua, entrando e saindo da escola, mas graças a Deus foi bem rápido”, relatou a industriaria Alessandra Santos, de 30 anos, que votou na Escola Estadual Maria Madalena.
Texto e foto: Álik Menezes, para O Poder