O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), quando assumir a prefeitura municipal no dia 1º de janeiro de 2021, já vai iniciar o mandato com o apoio da maior bancada da Câmara Municipal de Manaus (CMM), composta por dez dos 41 vereadores eleitos.
Sua base reúne os quatro vereadores eleitos pelo Avante: David Reis, Wanderley Monteiro, Dr. Eduardo Assis e Lissandro Breval, além de Wallace Oliveira e Elan Alencar, ambos do Pros, Peixoto (PTC), Yomara Lins (PRTB) e Fransua (PV), que coligaram com o Avante nesta eleição municipal.
David Reis, que é um dos mais experiente da bancada, é apontado nos bastidores como potencial líder de Almeida no Legislativo municipal ou mesmo do Avante.
David Almeida pode receber, ainda, o apoio dos vereadores eleitos pelo Republicanos, que teve no primeiro turno o deputado federal capitão Alberto Neto candidato a prefeito, mas que lhe declarou apoio no segundo turno.
A bancada do Republicanos é composta por três vereadores: o mais votado do pleito com 13.880 mil votos, João Carlos, Capitão Carpê Andrade e Márcio Tavares.
O Portal O Poder entrou em contato, via aplicativo de mensagens, com as assessorias do prefeito eleito e do vereador David Reis, para repercutir a composição das bancadas na CMM, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Oposição
A bancada de oposição à gestão Almeida deve ser composta pela coligação que sustentava a candidatura de Amazonino Mendes, composta pelos partidos Podemos, MDB, PSL e Cidadania. Ela é a terceira maior bancada da nova legislatura, com seis vereadores.
O Podemos elegeu três vereadores: Professora Jaqueline, Marcel Alexandre e o novato Amon Mandel. Fazem parte ainda da bancada Everton Assis e Diego Afonso pelo PSL, além de William Alemão, do Cidadania. O MDB não conseguiu eleger nenhum representante.
Os vereadores eleitos e reeleitos tomam posse do mandato no dia 1º de janeiro de 2021 para um período de quatro anos.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação