A marca brasileira de eletrodomésticos Mondial será a nova dona da atual fábrica da Sony na Zona Franca de Manaus (ZFM). A japonesa anunciou que encerra em março de 2021 a venda de eletrônicos no Brasil.
De acordo com o fundador da Mondial, Giovanni Cardoso, além do terreno e a fábrica, a empresa também comprou todos os equipamentos da Sony e pretende mudar de forma gradativa sua produção de caixa de som, DVD e eletrônicos mais leves, que já acontece na cidade desde 2014, para o novo local.
Além de aumentar o que já é produzido pela fábrica estão nos planos da brasileira ampliar sua gama de produtos, abrindo linhas de ar-condicionado, televisão e micro-ondas.
As atividades da fábrica que fica em um terreno de 55 mil m² estão programadas para ter início em fevereiro de 2021 com a geração de novos 420 postos de trabalho.
Sem adeus
Há 48 anos no Brasil, a Sony afirmou que sua saída do setor de eletrônicos se dá por mudanças no mercado. O grupo perdeu força após o avanço das coreanas Samsung e LG na produção de aparelhos de som portátil e Smart TVs.
Os efeitos da pandemia e a suspensão de eventos esportivos importantes para a japonesa foram apenas o empurrão final para que ela agora continue apenas com os mercados de games, soluções profissionais, música e cinema.
Sharon Marques, para O Poder
Com informações da Folha de São Paulo e G1
Foto: Reprodução

