Em artigo divulgado nesta quarta-feira, 9, o deputado federal Zé Ricardo (PT) alerta que, se a PEC da Reforma administrativa for aprovada no Congresso Nacional, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vai massacrar servidores públicos e não corrigirá distorções. “Uma vez que não tocam nos supersalários do Judiciário e do Legislativo”, ressalta o parlamentar.
“Se aprovada, a mudança atingirá servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário das três esferas federativas: União, estados e municípios”, inicia.
O parlamentar argumenta que entre os pontos críticos desta PEC, o governo propõe suspender concursos públicos, estrangular os salários da maioria dos servidores públicos, retirar a estabilidade do servidor e dar plenos poderes ao Presidente da República para criar ou extinguir cargos existentes.
“Essa proposta é mais uma ação da agenda econômica destrutiva de Bolsonaro e Paulo Guedes, pois massacra servidores e não corrige distorções, uma vez que não tocam nos supersalários do Judiciário e do Legislativo. Além disso, a PEC põe em risco o funcionamento da própria administração pública, pois ameaça a prestação dos serviços públicos à sociedade, incluindo áreas essenciais para o país, como saúde e educação, prejudicando a maioria da população”, disse.
O deputado afirma que votará contra à PEC e lutará ao lado dos servidores públicos que estarão em Brasília, na quinta-feira, 10, fazendo uma manifestação contra a proposta “nefasta”.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação