Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira,14, pela Folha de S. Paulo mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro não tem nenhuma culpa pelo total de mortos pelo novo coronavírus no Brasil, número que já passa de 182 mil.
Outros 38% disseram crer que o presidente é um dos culpados, mas não o principal, e 8% afirmaram que ele é o principal culpado pelas mortes.
Embora a maioria da população isente Bolsonaro da responsabilidade pelas mortes, isso não quer dizer que o desempenho do presidente no enfrentamento da crise sanitária seja bem avaliado pela população brasileira.
Dos entrevistados, 42% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro em relação à pandemia. Já 27% veem as ações do presidente como regulares, e 30% avaliam como ótimas ou boas.
Em diversas ocasiões o chefe do Executivo menosprezou a gravidade da pandemia, que já matou mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo.
Apesar da avaliação negativa sobre o desempenho de Bolsonaro na pandemia, o índice de popularidade do presidente se manteve na comparação com agosto, quando alcançou seu melhor resultado, segundo pesquisa Datafolha.
Os percentuais divulgados pela Folha de S.Paulo mostram que 37% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom, mesmo resultado atingido por ele na pesquisa anterior, feita entre os dias 29 e 30 de agosto.
Já aqueles que o veem como ruim ou péssimo oscilaram negativamente de 34% para 32%, os que avaliam como regulares são 29% (eram 27%). As oscilações estão dentro da margem de erro, que é de dois pontos para cima ou para baixo.
O Datafolha ouviu por telefone, nos dias 8 e 10 de dezembro, 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Conteúdo e foto: Congresso em foco