janeiro 26, 2026 00:06

Desembargador do TRE suspende diplomação do prefeito reeleito de Coari

A diplomação do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho (PP), marcada para depois de amanhã, dia 17, está suspensa por determinação do desembargador eleitoral Marco Antônio Pinto da Costa.

A decisão ocorre após pedido da coligação “Ficha Limpa Coari” e do ex-candidato, Robson Tiradentes (PSC).

No documento, o juiz afirma que há altíssima probabilidade do registro de candidatura do prefeito eleito ser cassado já que “há três votos pelo movimento”. Na semana passada, no dia 10, Marco Antônio Pinto da Costa, Márcio Cavalcante e Victor Liuzzi Gomes votaram pelo impedimento de Adail assumir a prefeitura.

Na decisão, Costa afirmou que não há perigo de irreversibilidade dos efeitos do deferimento da tutela de urgência de natureza antecipada pelo motivo de que a diplomação poderá ser marcada após a conclusão do julgamento do recurso federal.

Robson Tiradentes e a coligação alegam que seria o terceiro mandato sucessivo dentro do mesmo núcleo familiar que é proibido pela Constituição Federal. Eles alegam que Adail Pinheiro foi eleito em 2012 e Adail Filho em 2016, diante disso, não poderia ser candidato em 2020.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Às vésperas de completar 1 ano, caso Eletrobras acendeu alerta no Judiciário do Amazonas

Em 2025, o Judiciário amazonense ficou mais “alerta” e deve continuar ainda em 2026. Isso porque o ano foi...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!