setembro 8, 2025 15:38

COVID: Vacinação no Amazonas deve iniciar até a primeira quinzena de fevereiro, projeta governo

A projeção da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é iniciar a vacinação da população amazonense no final de janeiro ou primeira quinzena de fevereiro de 2021. Os primeiros contemplados com a imunização deve ser pessoas do grupo de risco e profissionais de saúde. A informação foi repassada pelo governador Wilson Lima (PSC) a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em reunião na sede do governo, na tarde desta terça-feira, 29.
Lima garantiu aos conselheiros que o governo tem um plano montado para adquirir e distribuir vacina contra a Covid-19 no Amazonas. A reunião teve a presença, ainda, do secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, e da diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.
No encontro, Lima afirmou que o Estado já adquiriu 1,5 milhão de seringas para vacina, sendo que mais 500 mil estão em processo de aquisição. O governador também garantiu que está em tratativas com o governo federal para acelerar a chegada das vacinas ao Amazonas.
“A reunião foi muito produtiva, pois apresentamos nossas tratativas junto ao governo federal, como a previsão de chegada de doses da vacina contra Covid-19, e também o planejamento que estamos fazendo com a aquisição de insumos, como seringas, a preparação da rede de frio, porque essas doses precisam estar conservadas”, disse Lima.

O presidente do TCE-AM, Mário de Mello, destacou a importância da condução dos trabalhos pelo Estado nas questões da transparência de informações e no comprometimento com as melhorias na estrutura da rede de saúde.

“O Tribunal de Contas veio oferecer o braço para que o Estado do Amazonas venha sofrer menos com a pandemia que estamos vivendo. Saímos convencidos, não só eu como presidente, mas o conselho inteiro que estava presente. Saímos esclarecidos, na certeza de estamos trilhando e procurando o caminho certo”, disse.

Leitos Covid

O governador Wilson Lima também enfatizou que o Comitê do governo estadual de Enfrentamento à Covid-19 tem reunido diariamente para tratar das metas e prazos da oferta de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades hospitalares.

“O nosso comitê tem tido reuniões diárias em razão dos aumentos da Covid-19, para que possamos tratar dessa ampliação da nossa rede, em parceria com instituições como a Beneficente Portuguesa, HUGV, por exemplo, para ampliarmos os leitos de UTI e atendermos as pessoas acometidas pela Covid-19”, declarou.

 

 

Da Redação O Poder

Com informações do TCE e Secom

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!