fevereiro 20, 2026 18:57

Deputado critica projeto do governo federal que cria Zona Franca Verde no Pará

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) usou o perfil nas redes sociais para se manifestar contra uma proposta do governo federal em criar um modelo da Zona Franca de Manaus no Pará que ofereça isenções fiscais para a instalação de empresas de bioeconomia, uma espécie de Zona Franca “Verde”.

A iniciativa parte dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), buscando avaliar a concessão de incentivos fiscais para o setor da bioeconomia. A ideia é criar um polo de atração mundial de empresas de biotecnologia, que envolvam os setores cosmético, farmacêutico e alimentício.

“O ministro Paulo Guedes parece mais preocupado em criar manchetes do que resolver problemas. É isso que faz parecer a ideia de uma “Zona Franca Verde” no Pará. Absolutamente nada contra o Estado do Pará, mas é uma falsa solução para um falso problema”, disse o deputado.

Ainda de acordo com Sidney, a ZFM é a política de desenvolvimento e preservação ambiental mais bem sucedida do governo. Ele reforça que a ZFM já é uma Agência de Desenvolvimento regional que possui o foco primordial na Amazônia que tem como base o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

“A Zona Franca de Manaus é a política de desenvolvimento e preservação ambiental mais bem sucedida do governo. Sem a Zona Franca a população estaria desmatando e explorando de maneira descontrolada a nossa floresta”, explica.

Sidney ainda alerta que o CBA atualmente é esquecido pela pasta de Economia do governo federal e que precisa de investimentos para que a região Norte e a Amazônia Legal voltem a ser beneficiadas priorizando o meio ambiente e a economia.

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Agência Câmara 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!