A Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi convocada para reunião extraordinária nesta quinta-feira, 7, pela presidente do colegiado, deputada Mayara Pinheiro (PP), para definir as ações de enfrentamento ao coronavírus no Amazonas, que entrou na fase roxa, considerada a mais alta na escala que mede os riscos da pandemia.
Segundo relatório da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) houve um crescimento de 120% no número de casos em Manaus e 47% em nível estadual, entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Além disso, também foi detectado um aumento de 66% na média móvel de óbito por coronavírus nos últimos 14 dias. Até a última segunda-feira, 4, o Amazonas registrou 202.972 casos confirmados da doença no Estado.
“Infelizmente chegamos à fase roxa de contaminação epidemiológica, a mais grave de todas, o momento agora é de esforço mútuo. Cidadãos precisam tomar os cuidados necessários e o Poder Público precisa viabilizar a ampliação do número de leitos e a contratação de profissionais para a linha de frente, tanto diretamente quanto via Ministério da Saúde, para que avancemos neste momento de crise enquanto aguardamos a vacina contra o coronavírus. Como presidente da Comissão de Saúde estou acompanhando a situação e por isso solicitei a reunião com os membros para que possamos, enquanto parlamento, elaborar medidas que auxiliem o povo amazonense”, disse a deputada.
Mayara Pinheiro informou ainda que vai propor um envio de requerimento ao Ministério da Saúde, por meio da comissão, cobrando o planejamento de vacinação para o Amazonas e o envio de médicos para reforçar o atendimento no Estado. Além disso, ela também pretende discutir junto à comissão a possibilidade de realizar uma audiência pública para debater o plano de contingência que vem sendo executado na capital e interior.
.
Da Redação O Poder
Foto: Aleam