setembro 7, 2024 20:09

Josué convoca extraordinária na Aleam para tratar da falta de oxigênio e o avanço da Covid

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (Patriota), quebrou o silêncio e confirmou nesta sexta-feira, 15, com exclusividade ao Portal O Poder que vai convocar uma reunião extraordinária na casa legislativa com todos os deputados para a próxima segunda-feira, 18, ou terça-feira, 19, para tratar sobre a crise na saúde do Amazonas. A manifestação dos deputados acontece um dia depois do caos na saúde do Amazonas por causa da falta de cilindros de oxigênio nos hospitais do Estado.

Ontem, um “manifesto público” assinado pelos 24 deputados foi divulgado pedindo ajuda para que o Estado possa enfrentar esta crise que “assola e tira a vida dos amazonenses”.

De acordo com Josué Neto, não basta somente ter o dinheiro nesse momento para aquisição dos cilindros porque não tem o oxigênio para comprar e por isso é necessário receber as doações de oxigênio do governo federal ou o poder público comprar fora do Amazonas e, no segundo momento, comprar a usina de produção de oxigênio.

“A morte por falta de oxigênio são duas questões que, infelizmente, em conjunto estão promovendo isso. Primeiro o aumento do número de casos e a ausência de estratégia de combate ao vírus que já é bem antiga. Não vamos esquecer que o Amazonas é o Estado que quando não está em primeiro lugar em mortes está em segundo lugar. Nós somos o primeiro ou o segundo proporcionalmente falando. O Amazonas não conseguiu ainda combater o vírus e a pandemia. Infelizmente de forma deprimente está acontecendo isso no estado”, enfatizou.

Sobre a reunião da próxima semana, Neto disse que, mesmo estando de recesso (os trabalhos parlamentares voltam no dia 1º de fevereiro), mas todos os temas que terão que ser tratados na reunião serão abordados.

“A proposta da Assembleia de convocar uma reunião extraordinária ela já está sendo tratada entre os deputados e a pauta será a pandemia e a falta de oxigênio. Pretendemos nos reunir o mais rápido possível provavelmente segunda ou terça-feira. Essa é a vontade da maioria dos deputados estaduais”, afirmou

Josué disse que já conseguiu entender qual é a necessidade de oxigênio no Amazonas e que o governo do Estado deve assumir essa responsabilidade no primeiro momento que é comprar oxigênio de fora do Estado o mais rápido possível e não esperar apenas as doações.

“O governo do Estado tem recursos pra comprar esse oxigênio. E no segundo momento adquirir uma usina própria de oxigênio já que não temos expectativa quando essa pandemia vai passar. A necessidade número um é a compra de oxigênio fora do estado e isso tem que ser cobrado do governo do Estado e nós já estamos cobrando. Economicamente é muito mais rápido e mais barato comprar o oxigênio do que o governo assumir a responsabilidade de assumir uma usina de oxigênio. Aqui quem produz oxigênio não tem a capacidade de atender o mercado”, concluiu.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagens com os deputados Wilker Barreto (Podemos), Joana Darc (PL) e Alessandra Campêlo (MDB) para repercutir a falta de oxigênio no Amazonas, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!