fevereiro 22, 2026 02:26

Após Doria iniciar vacinação em SP, Pazuello marca dia e hora para começar a imunização no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo, 17, que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá início na quarta-feira, 20, às 10h (horário de Brasília). Para isso, a distribuição da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan com a Sinovac, começará a ser distribuída aos Estados às 7h da segunda-feira, 18.

Neste domingo, 17, no entanto, a vacinação já iniciou, por São Paulo, com o anúncio formal pelo governador paulista, João Doria (PSDB), e com a vacinação, num ato simbólico, da primeira brasileira a ser imunizada: uma enfermeira de 54 anos do Hospital Emílio Ribas.

“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou o ministro da Saúde , Eduardo Pazuello.

O anúncio foi feito logo após a aprovação do uso emergencial da CoronaVac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca pela Anvisa.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ressaltou que a imunização começará simultaneamente em todo o Brasil e criticou a aplicação da primeira dose em São Paulo. Segundo Pazuello, a aplicação da vacina na enfermeira Mônica Calazans, está “em desacordo com a lei”.

“Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro, em clara crítica ao início da vacinação no estado de São Paulo, liderada pelo governador João Doria.

Segundo Pazuello, o acordo firmado com o Instituto Butantan prevê a entrega de todas as doses produzidas ou importadas pelo Instituto ao Ministério da Saúde. Atualmente, 6 milhões de doses da CoronaVac estão prontas para aplicação.

O regime de administração da CoronaVac demandar a aplicação de duas doses para a imunização, o que significa que essa quantidade de doses atende  3 milhões de pessoas.

 

 

 

Conteúdo: Revista Veja

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!