janeiro 20, 2025 09:46

MP renova inquérito que investiga venda da Manaus Ambiental na gestão de Arthur Neto

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) renovou por mais um ano o inquérito que investiga possíveis irregularidades no processo de anuência, pela Prefeitura de Manaus, na gestão do ex-prefeito Arthur Neto, do PSDB, para a transferência do controle societário da Manaus Ambiental S/A para a Aegea Saneamento e Participações S/A, dona da Águas de Manaus.

O Inquérito Civil nº 06.2018.00001996-0 foi instaurado pelo promotor de Justiça Edgard Maia de Albuquerque no dia 16 de janeiro de 2019.

No dia 28 de fevereiro de 2018, a Companhia de Saneamento do Norte (CSA) foi comprada pela Aegea Saneamento e Participações S/A. Para ser concluída, a venda precisou ser autorizada pela prefeitura.

Apesar de já ter passado um ano, o promotor alega que ainda há necessidade de fazer diligências. A renovação do inquérito consta no Diário Oficial do MP-AM na edição desta segunda-feira, 18.

Por meio de nota, a Águas de Manaus informou que sempre atende as solicitações das autoridades e segue à disposição.

“Águas de Manaus sempre atende a todas as solicitações das autoridades e segue à disposição para qualquer novo esclarecimento. A concessionária reforça que o processo de aquisição da Manaus Ambiental foi realizado de maneira legal, respeitando todos os critérios necessários. Desde que assumiu a concessão em Manaus, a Águas de Manaus já investiu cerca de R$ 300 milhões em melhorias no saneamento básico da capital”, informou.

A Águas de Manaus também destacou os principais investimentos feitos pela empresa.

“Entre os principais destaques, estão a ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, com novas estações de tratamento de grande porte sendo agregadas ao sistema. A empresa também investiu na regularização do abastecimento de água, construindo novos reservatórios e implantando mais de 64 km de novas redes de água tratada em locais como becos e áreas de palafitas. 98% da população da cidade é atendida com água tratada. Quanto ao esgotamento sanitário, os serviços da concessionária já estão disponíveis para cerca de 500 mil pessoas, saindo de um percentual de cobertura de 12,3% em 2018 para 22% em 2020. Com iniciativas de eficiência operacional e investimentos, a empresa segue com o atendimento das metas contratuais que contempla a ampliação da cobertura de coleta de esgoto par 80% da população até 2030”, encerrou.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal prorroga apoio da Força Nacional contra narcotráfico no AM

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a permanência da Força Nacional, por mais 90 dias, em Barcelos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!