Gestantes e menores de idade ficarão de fora do calendário de vacinação prioritário contra a Covid-19 no Amazonas, que iniciou na noite de segunda-feira, 19. Procurados pelo O Poder, apenas o governo do Estado comentou sobre o calendário de vacinação e o governo federal optou pelo silêncio.
De acordo com o governo do Estado, a definição dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19 é de responsabilidade do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), e está respaldada em critérios epidemiológicos e característica da vacina, o risco de adoecimento e agravamento (hospitalizações e óbitos) e a necessidade de manter o funcionamento dos serviços de saúde.
“A estratégia nacional de vacinação dos grupos prioritários em 4 etapas foi considerada a partir da necessidade de distanciamento social e a capacidade instalada dos serviços de saúde”, disse a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).
Sem resposta
Procurados pelo O Poder, a Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsanaro, bem como o Ministério da Saúde, não comentaram sobre os questionamentos.
Mas, informações apuradas pela reportagem apontam que este grupo: grávidas e menores de 18 anos não serão vacinados, neste primeiro momento, porque os testes clínicos da eficácia da vacina não foram testados com estes públicos, somente com os mais velhos. No entanto, laboratórios, como a Pfizer, já iniciaram esses testes.
A vacinação contra a Covid-19 iniciou no país no último domingo, 17, em São Paulo, quando o governador João Doria deu o “start” na imunização.
Confira as fases da vacinação
1ª. Fase:
- Povos indígenas Vivendo em Terras Indígenas Trabalhadores de Saúde
- Pessoas de 80 anos ou mais
- Pessoas de 75 a 79 anos
- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas
2ª. Fase:
Pessoas de 60 a 74 anos
3ª. Fase:
Pessoas com comorbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; obesidade grave.
4ª. Fase
- Povos e Comunidades Tradicionais Ribeirinha
- Povos e Comunidades Tradicionais Quilombola
- Pessoas com Deficiências Permanente Grave
- Pessoas com Deficiência Institucionalizadas
- Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade
- População Privada de Liberdade
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Pessoas em Situação de Rua
- Trabalhadores de Educação do Ensino Básico
- Trabalhadores de Educação
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação