Os municípios do interior do Amazonas que receberam as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) já estão imunizando parte do grupo prioritário de acordo com orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). O secretário municipal de Saúde de Manacapuru, Rodrigo Balbi, confirmou nesta quarta-feira, 20, que assim que receberam o lote com 730 doses, a vacinação iniciou ontem mesmo.
De acordo com a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde), responsável pela distribuição das vacinas aos municípios, a prioridade na primeira fase será a vacinação de indígenas aldeados maiores de 18 anos, trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência atendidos em instituições.
Rodrigo Balbi afirmou que neste primeiro momento, das 730 vacinas que chegaram em Manacapuru, 335 doses serão destinados a indígenas e 395 para os profissionais de saúde e que a quantidade foi insuficiente, pois somente na área de saúde teriam que ser vacinados 1.600 trabalhadores da saúde.
Parintins recebe 1.069 doses
A Prefeitura de Parintins também iniciou a vacinação na terça-feira, 19, segundo o secretário Municipal de Saúde, Clerton Florêncio, foram recebidas 1.069 doses da vacina contra a Covid-19, e a vacinação iniciou na sede da Semsa, que fica ao lado do Hospital Jofre Cohen, referência no atendimento da Covid-19.
“Recebemos ontem às 15h sendo iniciado a vacinação de forma imediata aos profissionais da linha de frente dos hospitais, sendo 514 para indígenas e 555 doses para os profissionais de saúde”, concluiu.
O Portal O Poder entrou em contato com o prefeito Frank Bi Garcia (DEM), via aplicativo de mensagem, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação