Enquanto os profissionais da saúde arriscam a vida na linha de frente do atendimento de pacientes de Covid desde o início da pandemia, secretários do prefeito David Almeida, do Avante, nomeados recentemente, Shádia Fraxe, da Saúde, e Sabá Reis, da Semulsp, constam na lista de vacinados da Prefeitura de Manaus. A lista vazou na noite desta sexta-feira, 22.
Segundo a lista, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, foi vacinada na Unidade de Saúde do Santos Dumont. Fraxe está no grupo prioritário como “trabalhadores da saúde” e no “grupo de atendimento” como médica.
O secretário de Limpeza Urbana, Sebastião da Silva Reis, o Sabá Reis, também foi vacinado na unidade do Santos Dumont, consta como “trabalhador da saúde” e no grupo de atendimento “outros”.
A lista foi solicitada pelo Tribunal de Consta do Estado (TCE) após denúncias de desvio de doses de vacinas para atender pessoas privilegiadas. Em coletiva esta semana, o prefeito David Almeida negou desvio de vacina e afirmou ser vítima de fake news de opositores que querem promover o caos em Manaus.
Nas suas redes sociais, a juíza Jaiza Pinto Fraxe se manifestou sobre a lista. “Não sei ainda se a planilha que corre nos grupos e redes sociais é oficial. Mas se o seu nome consta em alguma lista oficial e você não está na fila1 do Ministério da Saúde e cometeu ilícitos, você pode ser responsabilizado por cada morte por Covid que ocorrer daqui para frente”.
O Portal O Poder entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para questionar quais os critérios para os secretários terem sido vacinados, mas até a publicação da matéria não obteve respostas.
Confira a lista aqui
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação