novembro 25, 2024 03:28

Ao falar sobre a polêmica da vacinação em Manaus, prefeito diz que lista veio do governo

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante entrevista numa emissora de televisão na manhã desta segunda-feira, 25, se eximiu da culpa pela vacinação de pessoas que não estão na lista de prioridades para tomar a vacina Coronavac, contra a Covid-19, que “furaram a fila” na semana passada, quando iniciou a campanha de imunização em Manaus. Em seu discurso, ele afirmou que os nomes dos contemplados para serem imunizados são enviados pelo governo do Amazonas.

Na lista dos que tomaram a primeira dose da Coronavac indevidamente aparecem os secretários municipais de Saúde, Shádia Fraxe, e o de Limpeza Pública, Sabá Reis, além de subsecretários e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), advogados, empresários e até esposa de empresários.

No entanto, ele defendeu a vacinação de Sabá Reis, ao afirmar que ele, como secretário de uma pasta delicada, está à frente dos enterros de vítimas da Covid e acompanhando os cemitérios municipais. Inclusive, o prefeito afirmou que ingressou na Justiça para que servidores que atuam nos cemitérios, como os coveiros, sejam inseridos no grupo prioritário da vacina.

David ressaltou, ainda, que os vacinados em unidades de saúde de competência do governo são de responsabilidade do governo e que a prefeitura não tem acesso a essas informações. “Essa pessoa é indicada pelo governo do Estado. A prefeitura vai lá somente faz a vacinação. Quem indica os critérios de prioridade é o governo que indica a lista. São os gestores dessas unidades, que isso fique bem claro. Em relação a prefeitura nós já estamos tomando as providências sobre aqueles problemas que foram apresentados”, disse.

Ele aproveitou a entrevista para reforçar que, no auge do colapso da falta de oxigênio nos hospitais do Estado na capital, há quase duas semanas, foi a Prefeitura de Manaus quem socorreu, com o seu estoque de oxigênio, os Hospital 28 de Agosto e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

SES desmente prefeitura

Procurada pela reportagem do Portal O Poder, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) desmentiu o discurso do prefeito David Almeida que segundo ele, é responsável pela vacinação dos seus servidores de saúde. Por intermédio de nota a SES afirma que a secretária municipal de saúde, Shadia Fraxe, por exemplo, foi vacinada por indicação da prefeitura numa Unidade Básica de Saúde.

 

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!