novembro 22, 2024 14:28

Deputados do Amazonas apresentam manifesto contra decreto de Bolsonaro

Com o objetivo de sensibilizar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um manifesto apresentado pelos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi enviado nesta sexta-feira, 19, para que seja revisto o decreto governamental de redução gradativa de 35% para 20% da alíquota do imposto de importação para bicicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), confirmou nesta manhã o envio do documento. Segundo o deputado, o reajuste no imposto resultará na demissão de mais de cinco mil trabalhadores do Polo de Bicicletas da Zona Franca de Manaus (ZFM), uma vez que tira a competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em relação às fábricas asiáticas.

“A intenção é que o presidente (Jair Bolsonaro) volte arás da decisão e assim possam ser mantidos os empregos na Zona Franca”, afirmou.

Em trecho do documento, os deputados afirmam que a economia do estado sofre com os efeitos da pandemia de Covid-19 e a redução do tributo pode piorar a situação com risco de desemprego no setor.

Os deputados afirmam, ainda, que apelam ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro para que reveja a medida. “A economia amazonense já suportou grandes dificuldades durante todo o ano de 2020 e início de 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Esta redução na alíquota do Imposto de Importação de Bicicletas resultará em fechamento de indústrias, extinção de postos de trabalho e desemprego de muitos amazonenses”, diz parte do documento.

O manifesto finaliza dizendo que o Estado do Amazonas precisa voltar ao caminho do desenvolvimento e recuperação de sua economia. Desta forma, assegurar a competitividade das fábricas instaladas em Manaus e garantir a manutenção das indústrias que integram o Polo de Bicicletas em solo amazonense é ponto fundamental para este objetivo.

Confira na íntegra o manifesto

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

 

 

 

Últimas Notícias

Venda de Sentenças: CNJ protagoniza desarticulação de esquemas no Judiciário 

O Supremo Tribunal Federal (STF) no desenrolar dos casos de venda de sentenças passou a conduzir a investigação envolvendo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!