A exemplo do que está sendo implantando na cidade de São Paulo, as mães de alunos das escolas municipais de Manaus, que estão desempregadas, podem ser selecionadas para trabalhar nos colégios onde seus filhos estudam. A proposta do deputado Fausto Júnior (MDB) foi apresentada ao prefeito David Almeida (Avante) e ao secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.
De acordo com a sugestão do deputado, as mães seriam contratadas temporariamente pela prefeitura para auxiliar no cuidado de crianças nas escolas e creches municipais.
Para participar do programa, as mulheres devem ter mais de 18 anos, estarem desempregadas há mais de quatro meses, morar em Manaus e não receber benefício como seguro-desemprego.
A ideia de Fausto Júnior se baseia no projeto que está sendo implantado em São Paulo, onde a prefeitura vai contratar cinco mil mães de alunos para trabalhar nas escolas municipais.
Cada mãe vai receber um benefício de R$ 1.115,00, ao mês, durante período de seis meses. As mães contratadas vão auxiliar no cuidado das crianças e garantir o cumprimento das normas de proteção ao coronavírus nas unidades escolares.
Na avaliação de Fausto Júnior, a medida é uma forma de garantir renda a milhares de famílias cujos pais e mães estão desempregados por causa da pandemia do coronavírus. Outra vantagem é melhorar o acompanhamento de cada criança nas escolas e creches municipais.
Em Manaus, ainda não há um número de mães que seria beneficiado pelo programa, porém, a estimativa é seguir o planejamento feito pela cidade de São Paulo.
“Essas mães não substituirão os trabalhadores efetivos ou terceirizados que atuam nas escolas e creches”, explicou Fausto Jr. “Cada unidade teria, no mínimo, três mães selecionadas para cuidar de crianças”, concluiu.