outubro 6, 2025 09:22

Vice-presidente da Câmara defende redução do imposto sobre insumos da bicicleta

Ao defender a redução dos impostos sobre os insumos para produção de bicicletas, o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) criticou o decreto presidencial, resultado de uma decisão da Camex – Câmara de Comércio Exterior, órgão do Ministério da Economia, que reduziu o imposto de importação de bicicletas.

Marcelo Ramos criticou a medida, que ocorre justamente quando o Amazonas vive a maior tragédia sanitária, social e econômica da sua história.

“O decreto é equivocado sob a lógica da proteção do emprego. Estamos falando de quase 400 indústrias espalhadas perlo Brasil, que estão não só na Zona Franca de Manaus, mas em Rondônia, Recife e Piauí. Como não temos, por conta do custo Brasil. Como competir com a China, ele transfere milhares de empregos brasileiros para a China”, observou Ramos.

Para o parlamentar, até do ponto de vista de quem defende o barateamento da bicicleta, a medida carece de lógica. Isso porque, ao passo que se mantém em 16% a taxação da importação dos insumos da bicicleta, se reduz para 20% a taxação da bicicleta pronta. Marcelo Ramos entende que, para as indústrias, passará a não valer mais a pena fabricar o produto acabado no Brasil.

“Dessa forma, as próprias multinacionais fecharão suas fábricas no Brasil e passarão a importar a bicicleta pronta. O correto é reduzir sobre os impostos de importação sobre os insumos o que, além de baratear a bicicleta para o consumidor final, protege milhares de empregos dos amazonenses e dos brasileiros” revelou Ramos, ao revelar a tese a ser defendida pela bancada do Amazonas.

 

Da Redação O Poder

Com informações da assessoria

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!