Após a morte do desembargador Aristóteles Thury, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) publicou edital tornando público a existência de vaga de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), na classe dos magistrados.
Por enquanto, o desembargador Sabino Marques, suplente mais antigo da classe dos desembargadores, assume interinamente as funções de vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, no lugar do colega magistrado Jorge Manoel Lopes Lins, que assumiu o comando da Corte Eleitoral após a morte de Thury.
Segundo edital, publicado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Domingos Chalub, poderão se candidatar apenas desembargadores. Os candidatos aptos devem apresentar requerimentos de inscrição no setor de protocolo do TJ.
Edital de inscrição
Após inscrição dos candidatos, os nomes serão encaminhados para o pleno, onde os desembargadores escolherão quem ocupará a vaga deixada por Thury. Segundo a assessoria de imprensa do TJ, ainda não há data para a escolha.
Falecimento
No dia 3 de janeiro, o desembargador Thury teve piora do quadro de infecção pela Covid-19 e foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva, de um hospital particular de São Paulo
O desembargador morreu em decorrência da Covid-19 na tarde do dia 14 deste mês.
Aposentadoria
Ainda em publicação nessa terça-feira, e um dia após a aposentadoria do desembargador Djalma Martins Costa, o Tribunal de Justiça do Amazonas convocou o juiz Cezar Luiz Bandiera, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública para ocupar a vaga provisoriamente do magistrado aposentado. Bandiera ficará atuando na vaga até a escolha do desembargador efetivo.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação