fevereiro 22, 2026 00:42

PL para compra de vacinas deve tramitar na CMM na próxima semana

O Projeto de Lei que autorizará o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a comprar vacinas para a imunização da população contra a Covid-19 deve tramitar em regime de urgência na próxima semana na Câmara Municipal de Manaus. 

De acordo com a prefeitura, nesta sexta-feira, 5, uma Minuta deverá ser distribuída aos prefeitos participantes do consórcio realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) e, em seguida, enviadas às respectivas Câmaras Municipais. A Minuta é a redação inicial de um documento oficial.

De acordo com o líder do prefeito David Almeida na Casa Legislativa, vereador Marcelo Serafim (PSB), a verba do município para compra desses lotes sairá de recursos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

“O prefeito David Almeida já formalizou o interesse de que Manaus participe do consórcio e agora só iremos fazer o alinhamento na Legislação. Logo que o projeto chegue ao parlamento, irá tramitar em regime de urgência e, no menor prazo possível, será devolvido para a sanção”, informou o parlamentar.  

Cuidado e responsabilidade

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), ressaltou que a Casa Legislativa analisará o Projeto de Lei com cuidado e responsabilidade.

“O prefeito David Almeida ainda vai se reunir com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Caso eles aprovem a possibilidade da compra das vacinas, a Casa deve receber a mensagem. Assim, vamos nos debruçar sobre o assunto com responsabilidade para analisá-la com urgência”, explicou Reis.

Negociações já começaram

Durante entrevista concedida ao programa Diário da Manhã da TV Diário Record News nesta terça-feira (02/03), o prefeito David Almeida (Avante) informou que com o consórcio, as prefeituras poderão negociar vacinas a menores preços e com a garantia de recebimento do produto. 

“Ano passado, municípios e estados compravam tudo de forma individual e isso gerou problemas. Houve ações de improbidades administrativas e muitos gestores compraram medicamentos, insumos e medicamentos que ainda nem receberam”, explicou Almeida. 

Ainda na entrevista, o prefeito comentou que as negociações com laboratórios autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já iniciaram. 

“Estamos em negociação com a União Química que irá produzir a Sputnik V (da Rússia). Vamos comprar as vacinas necessárias para auxiliar o governo federal. A compra a nível nacional será feita com segurança jurídica e legislativa até para não termos problemas com os órgãos de controle”, garantiu Almeida.  

Competição

De acordo com a Prefeitura Municipal de Manaus, não há interesse de competir com o Ministério da Saúde e governos estaduais, mas sim agregar esforços para a vacinação da população e conter a disseminação do novo coronavírus.

A  primeira assembleia com os prefeitos associados no consórcio acontecerá entre os dias 5 e 10 de abril. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenvolvido para realizar a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!