O deputado federal “bolsonarista” Delegado Pablo (PSL-AM), após reunião na Embaixada de Israel para conhecer a “eficácia” do spray nasal Exo-CD24, usado pelo governo israelense para tratar pacientes com coronavírus – em especial no cuidado de pacientes em estado grave – vai sugerir que o medicamento seja utilizado como uma nova opção para tratamentos contra o avanço do Coronavírus no Amazonas.
Nesta sexta-feira, 5, o parlamentar informou, com exclusividade ao Portal O Poder, que uma comitiva do Governo Brasileiro vai embarcar amanhã para Israel, em busca de mais detalhes sobre o medicamento e as formas de fazer parcerias técnicas e científicas.
“As tratativas que realizei com a Embaixada pretendem ajudar o povo do Amazonas em todas as frentes possíveis de combate do Coronavirus. Na semana passada, o embaixador Yossi Shelley deixou o Brasil, estamos no aguardo de quem irá substituí-lo. A reunião aconteceu na embaixada israelense, sobre o spray nasal Exo-CD24, usado pelo governo de Israel para tratar pacientes com coronavírus, em especial no cuidado de pacientes em estado grave”, afirmou.
De acordo com o deputado, o spray está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov, em Tel Aviv, onde todos os testes da fase 1 foram concluídos e o governo israelense está confiante na eficácia do produto.
Segundo o deputado, o medicamento foi administrado em 30 pacientes com sintomas moderados a graves, provocados pelo coronavírus, e a recuperação dos pacientes aconteceu entre três e quatro dias após o uso do spray, numa taxa de sucesso superior a 90%.
Na avaliação de Pablo, com o sucesso nos próximos testes, o medicamento pode ser enviado ao Brasil, onde seria submetido à fase 3 de testes clínicos envolvendo voluntários, como aconteceu com as vacinas da Pfizer e Coronavac.
“Vou sugerir que o spray seja enviado para o Amazonas, para cuidarmos de pacientes em Manaus e no interior”, afirmou.
Em Israel, o Exo-CD24 é administrado nos pacientes uma vez por dia durante alguns minutos, ao longo de cinco dias, sendo direcionado diretamente para os pulmões.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação