Baseado nas quedas de 18% no número de infectados e de 54% nos óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta sexta-feira, 5, durante live, as novas medidas de flexibilização do decreto governamental. O documento será publicado neste sábado (5), entrará em vigor na segunda-feira (8) e terá validade de 15 dias.
O comércio teve o seu horário de funcionamento ampliado das 9h às 17h. Entre as novidades das medidas anunciadas pelo governo estadual estão a volta do transporte fluvial intermunicipal, as atividades de salões de beleza, a liberação de música ao vivo com no máximo três integrantes, sem salão de dança, além da liberação de atividades em marinas, entre outras.
O governador Wilson Lima anunciou, também, a ampliação da circulação de pessoas em Manaus que, a partir de segunda-feira, 8, será permitida até às 21h. Antes, a determinação para não circular pela cidade era das 19h às 6h.
“Esse é o decreto que estamos publicando amanhã e começa a valer a partir de segunda-feira. O estado do Amazonas ainda continua numa fase vermelha crítica da doença. Não podemos baixar a guarda, nós começamos a entrar agora no processo de diminuição dos casos dos óbitos e de internações. Não depende somente do governo do Estado ou da prefeitura da capital e das prefeituras do interior, depende de cada um individualmente”, alertou.
Confira as mudanças no decreto:
Restrição de circulação de pessoas – 21h até 6h
Supermercados, mercadinhos e padarias – 6h até 20h
Lojas do comércio de rua – 9h às 17h – segunda a sábado
Lojas de som, insulfilme e similares – 9h às 17h – segunda a sexta
Lojas de shoppings – 10h às 18h – segunda a sábado
Delivery e drive thru (lojas dos shoppings) – 10 às 18h
Restaurantes, lanchonete e estabelecimento similares – 6h às 20h – segunda a sábado – (Delivery 24h e drive thru 6h às 20h) – Música ao vivo permitido com no máximo 3 integrantes da banda.
Flutuantes que funcionam como restaurantes autorizados – 9h às 18h – sem música ao vivo e com capacidade de 50% ocupações – segunda a sexta
Marinas – 6h às 16h – segunda a sexta
Salão de beleza em shoppings – 10 às 16h – segunda a sábado
Salão de beleza de unidades de rua – 9h às 15h – segunda a sábado
Academias – 6h às 16h – com 50% da capacidade – aulas coletivas não estão permitidas
Restaurantes de hotéis e pousadas – funcionar de acordo com as regras de restaurantes
Transporte intermunicipal de passageiros – fluvial e rodoviário – ocupação máxima de 50%
Augusto Costa, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação