abril 9, 2025 16:59

Parlamentares comentam redução de óbitos e internações por covid-19 no AM

Enquanto no restante do Brasil o sistema de saúde começa a entrar em colapso pela explosão do número de infectados pelo coronavírus e pela falta de oxigênio, o Amazonas registra queda no número de infecções e óbitos. A diminuição foi registrada nos últimos 14 dias.

O farmacêutico e vereador Marcelo Serafim (PSB) divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta segunda-feira, 8, no qual aponta um balanço que confirma a diminuição do número de casos no Estado, duas semanas após a abertura do comércio na cidade, mas relembra a importância de continuidade da imunização. Ele também alerta os idosos a partir dos 60 anos que procurem os postos de saúde da Prefeitura de Manaus para se vacinar.

De acordo Marcelo Serafim, a partir de hoje, conforme o novo decreto governamental teremos um afrouxamento ainda maior das restrições no comércio. Ele também cita os dados relacionados aos óbitos que vinham ocorrendo em Manaus.

“Vamos olhar aqui para o gráfico dos sepultamentos. Quando o comércio reabriu, nós tínhamos 95 sepultamentos médios por dia, e o normal seriam 30. Esse número cai na semana seguinte para 75, agora para 59, e, muito provavelmente, se manterá em queda na próxima semana. Temos uma redução de 21% nesse número importantíssimo que são os sepultamentos”, afirma o vereador em parte do vídeo.

Em relação às internações nos hospitais, o vereador também aponta uma queda nos últimos dias. “Essas caíram um pouquinho menos, algo em torno de 16%. Tínhamos, há uma semana, 1.409 pacientes internados e, agora, 1.181 pacientes internados, o que mostra uma redução importante”, enfatizou.

Vacinação

O parlamentar pondera, também que é importante ficar atento à vacinação, pois não há imunizantes para todos. “Manaus é a cidade que mais tem avançado em vacinação. É importante reforçarmos as metas de imunização”, alerta.

Segundo Marcelo Serafim, atualmente mais de 92% dos idosos acima de 80 anos já foram imunizados. Entre 75 e 79 anos, o número chega a 87,56%, entre 70 a 74 anos a porcentagem chega a 87,29%, e de 65 a 69 anos, 80,32%.

“Portanto, as pessoas que já fazem parte desse grupo acima dos 60 anos devem procurar a vacina logo essa semana. Nós não podemos perder tempo. A única hipótese para você não ser vacinado nesse momento é você ter pego covid-19 nos últimos 30 dias ou estar com algum tipo de infecção no ato da vacinação, sendo assim, é necessário esperar. Mas, tirando isso, você deve procurar os postos e se vacinar imediatamente. Nós não podemos perder tempo”, destacou.

Idosos vacinados

De acordo com o balanço de Marcelo Serafim, Manaus já tem mais de 100 mil idosos vacinados e mais de 60 mil profissionais da saúde que também foram imunizados contra a Covid-19, dos quais quase 40 mil já tomaram a segunda dose. “Isso já é uma proteção populacional importante e já começa a refletir nos números da pandemia. Se Deus quiser nas próximas semanas novas doses chegarão e a gente poderá abrir a vacinação para outros grupos prioritários, que primeiro tem que ser pela idade e depois pensar em comorbidade entre 18 e 59 anos”, alertou.

Confira na integra o vídeo

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

 

 

 

Últimas Notícias

Araci fecha mais um contrato com empresa que não terminou obra em ramais de Nova Olinda do Norte

A prefeita Araci Rodrigues da Cunha (MDB), por meio de contrato de repasse, homologou uma licitação para os serviços...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!