setembro 4, 2025 15:02

Líderes latino-americanos comemoram anulação das sentenças de Lula

O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, aproveitaram a decisão que anulou as sentenças contra o ex-presidente Lula para fortalecer a teoria de “lawfare”, segundo a qual todos são perseguidos por uma conspiração opositora.

Alberto Fernández

O primeiro a comemorar a anulação de ações penais e sentenças contra Lula foi o presidente argentino, Alberto Fernández.

Ele telefonou para Lula e depois publicou um comentário nas redes sociais. Na conversa, Fernández disse que “nunca duvidou da inocência de Lula”.

“Celebro que Lula tenha sido reabilitado em todos os seus direitos políticos. Foram anuladas as condenações contra ele, ditadas com o único objetivo de persegui-lo e de eliminá-lo da corrida política. Foi feita justiça!”, escreveu Fernández.

Evo Morales

O boliviano Evo Morales (2005-2019) também comemorou que “finalmente tenha sido feita justiça com o irmão Lula”.

“Lula é vítima de uma furiosa perseguição do ‘lawfare’ da direita com fins políticos”, publicou Morales, que não é processado por corrupção, mas por outras acusações. O atual Congresso boliviano, com maioria de legisladores aliados de Morales, está a ponto de conceder uma anistia ao ex-presidente.

“Lawfare” é o termo usado pela esquerda latino-americana para definir uma guerra judiciária, criada pela direita, para intervir na política e destruir adversários. Dessa conspiração participariam a oposição, empresários, o sistema financeiro, os meios de comunicação, os Estados Unidos e a Justiça.

Conteúdo: RFI

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Benjamin Constant e Rio Preto da Eva terão sedes próprias do Ministério Público do Amazonas

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) dará um passo significativo para o fortalecimento da sua presença no...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!