O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar denúncia de irregularidades em contratos celebrados pelo município de Alvarães, distante 531 quilômetros de Manaus. De acordo com a denúncia, as contratações são referentes ao ano de 2018, quando o ex-prefeito Rúbem Barbosa estava à frente da gestão.
A informação foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público Federal, desta terça-feira, 9.
Conforme o documento, foi considerada a necessidade de se realizar um procedimento preparatório, realizado em situações de apuração de irregularidades quando os acontecimentos ou a autoria não estão claros, para coleta de novas provas quanto aos fatos descritos na denúncia em questão.
Conforme a publicação, a gestão passada do município teria sido denunciada por possível fraude com as empresas AMAPE Amazonas Máquinas e
Peças LTDA e S N Maia Eireli – EPP.
Confira o documento:
Falta de transparência
Em 2020, Alvarães ficou entre as 21 prefeituras consideradas em estado crítico, obtendo percentual de apenas 23%, segundo o ranking de transparência elaborado pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), e realizado a cada semestre pela Coordenadoria de Transparência.
Da Redação
Foto: Reprodução