O vereador Wallace Oliveira (PROS) pediu uma retratação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), por uma frase polêmica dita por ela. O parlamentar foi o primeiro orador desta quarta-feira, 10, do Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Eu amanheci escutando uma declaração que fala o seguinte: ‘ou a gente avança em uma coesão nacional para aumentar o isolamento e conter aglomerações ou o Brasil vai virar uma nova Manaus’. Lamentável”, disse o o vereador ao lembrar que já se posicionou sobre o assunto na última semana.
“Eles (a mídia) nos tratam como se fôssemos responsáveis por tudo o que está acontecendo no Brasil e no Mundo. É tão pejorativo e pesado a fala discriminatória e preconceituosa que me deixa indignado. Eu nasci e moro aqui. Reconheço Manaus como hospitaleira e acolhedora”, desabafou Oliveira.
Ele também afirmou que vários manauaras viajam para Natal, capital do Rio Grande do Norte, para fomentar o turismo, fato ignorado pela governadora. “A cada dia, Manaus está sendo tratada como a escória desse país. Nós devemos ser merecedores de respeito. A senhora Fátima Bezerra deve um pedido de desculpas para Manaus. Ela deve rever essa fala preconceituosa”, discursou exaltado.
Em seguida, Wallace Oliveira pediu desculpas ao parlamento pela exaltação em seu discurso e foi aplaudido ao deixar a tribuna do plenário. “É muito fácil querer atribuir à Manaus a culpa da voracidade e do nível de violência do coronavírus. A indignação de vossa Excelência é compartilhada por todos nós e não iremos nos calar. Nem de longe a cidade de Manaus é a detentora da criação do vírus. A mutação não é inerente a uma cidade”, afirmou o presidente da CMM, David Reis (Avante).
O vereador Mitoso (PTB), de forma on-line, também abordou o assunto e fez duras críticas à governadora do Rio Grande do Norte. “Impossível ouvir essa declaração e ficar em silêncio. Já estamos machucados pela perda de nossos entes queridos e ainda temos que ouvir um insulto de uma pessoa que não tem coração. Vou sugerir uma moção de repúdio contra essa… não vou nem nominar. Gostaria de me solidarizar”, disse.
“Vamos parar de tratar Manaus como uma China. Manaus é vítima”, concluiu Mitoso, também pedindo perdão pela exaltação e raiva no discurso.
Opinião dos internautas
Quem está acompanhando a sessão on-line também concordou com os discursos dos vereadores.
“O vírus veio da China, exerce sua mutação e agora essa governadora quer culpar a cidade de Manaus?”, questionou uma internauta.
Conforme informado por David Reis (Avante), a assessoria do vereador Wallace Oliveira está fazendo uma nota de repúdio sobre a situação, que deve ser assinada pelos demais vereadores até o término da Sessão.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/ CMM