O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu que irá se vacinar contra a Covid-19. A informação é do colunista Guilherme Amado, da Época. Na semana passada, ele admitiu pela primeira vez a possibilidade de se vacinar “lá na frente”.
Bolsonaro, que fará 66 anos no próximo domingo, 21, vem sendo pressionado por auxiliares mais próximos a entrar na fila para tomar a primeira dose quando chegar a vez do grupo de sua faixa etária em Brasília. Ainda não há previsão de vacina no Distrito Federal para esta faixa etária
No entanto, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, é público-alvo da próxima etapa de vacinação que compreende a faixa etária de 72 e 73 anos e será iniciada na semana que vem. A expectativa é que Heleno puxe a fila de vacinação no governo.
Operação Vacina
A “operação vacina” foi colocada em prática na tentativa de diminuir o desgaste do presidente diante do agravamento da crise sanitária, que já matou mais de 275 mil pessoas no país. A estratégia é tentar emplacar o discurso de que Bolsonaro sempre teria apoiado a imunização.
Segundo relatos de integrantes do alto escalão do governo, o presidente passou a considerar a vacinação com o argumento que a nova cepa do vírus tem uma letalidade maior.
Em várias ocasiões, Bolsonaro criticou a vacina contra a Covid-19 e chegou a dizer que não a tomaria porque considerava estar imune à doença após ter contraído o vírus em julho do ano passado, entendimento sem base científica.
Fonte: Época e O Globo
Foto: Divulgação