Reconhecendo o momento difícil que o restante do Brasil enfrenta com o aumento do número de infectados pela Covid-19, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou neste sábado, 20, durante Live, a liberação para o volta às aulas presenciais da rede privada. O novo decreto governamental de flexibilização das restrições passa a valer a partir de segunda-feira, 22, pelo prazo de 15 dias.
O Amazonas saiu da fase crítica de contaminação (vermelha) e passou para a laranja, que requer atenção, mais permite maior flexibilização. A restrição de circulação de pessoas continua no período das 21h até às 6h da manhã do dia seguinte.
“O Brasil está enfrentando uma situação muito difícil e isso deve permanecer pelo menos por mais 15 dias. Nós falamos isso baseados na experiência que tivemos no Amazonas. É inimaginável e foge ao controle de qualquer governador. Tem gente morrendo na porta de hospital, dentro de ambulâncias. E estamos falando de estados que conseguem fazer a remoção por estrada em horas. Para vocês terem uma Idea de cada quatro pessoas que morrem de Covid no mundo uma é do Brasil”, lamentou.
Entre as principais mudanças anunciadas pelo governador do Amazonas estão o retorno das aulas presenciais da rede privada no estado para creches, ensino infantil e ensino fundamental 1 e 2 a partir de segunda-feira, 22.
A abertura fica facultado às escolas, que devem atender as recomendações para evitar o contágio de covid-19 como: limite de capacidade de até 50%, uso de máscara e álcool gel. No último decreto, o governo já havia liberado o retorno das creches e escolas de ensino infantil.
Confira na integra os ajustes nas medidas de restrições:
– A restrição de circulação de pessoas permanece das 21 às 6 horas da manhã.
– Está facultado o funcionamento das escolas das redes privada do ensino infantil , creche e ensinos fundamentais 1 e 2, desde que não exceda lotação de 50% das salas de aulas, com obediências dos protocolos de proteção.
– Facultado o funcionamento de cursos técnicos , estágios , internatos e cursos de ensino superior da área de saúde.
– Autorizado o ensino presencial mediado por tecnologia o funcionamento de salas de aula na zona rural e educação indígena da rede estadual de ensino.
– Está facultado o funcionamento de secretarias estaduais com trabalho presencial , respeitando os grupos de risco .
– Flutuantes com restaurantes estão autorizados a abrir de 9 as 16h , sem música ao vivo com segunda a sábado, com 50% de ocupação.
– Salões de beleza, clínicas de estética e barbearias e similares, localizados em shopping, seguem o funcionamento do centro de compra. Localizados fora dos shopping funcionam das 9 às 18 horas, de segunda a segunda a sábado .
– Academias e esportes em todas modalidades: estão permitidas apenas aulas individuais , de segunda a sábado no horário: 6 às 20 h
– Marinas cursos de arraes amador podem funcionar de segunda a sábado das 6 às 16h .
– Embarcações com viagens de até 1 hora poderão circular com 70% da ocupação.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação