Em meio à pandemia e a uma cidade que carece de cuidados em todas as áreas, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), usou a tribuna na manhã desta terça-feira, 23, por quase uma hora para fazer um “resumão” das próprias atividades parlamentares. Pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, o discurso do Grande Expediente deve ter duração de três minutos junto com os apartes.
O discurso do parlamentar começou com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado entre ele, como presidente do Parlamento Municipal, e o conselheiro Mario de Mello, presidentes do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), ocorrida na manhã dessa segunda-feira, 22.
Depois, ele elogiou a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) que, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do programa “Trabalhando a Liberdade”, disponibilizou a mão de obra de 60 homens do regime penitenciário para trabalhar na revitalização do Passeio do Mindu, no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. David Reis esteve presente no início desses trabalhos.
Todos os vereadores que pediram aparte do discurso do Presidente não economizaram elogios para a gestão de David Reis que, por opção pessoal, escolheu não responder aos questionamentos feitos pelo O Poder e demais veículos de imprensa da capital amazonense e nem ser transparente.
Após o aparte de 14 vereadores e o estouro de tempo, David Reis continuou o discurso falando sobre a visita de um grupo formado por 32 vereadores ao aterro sanitário da capital. O presidente da Casa citou cada um dos parlamentares que estavam nesse grupo. Vale lembrar que tanto a Limpeza Pública quanto a gestão do aterro sanitário são feitas pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), comandada pelo pai de David Reis, o secretário municipal Sabá Reis.
“Nós somos formadores de opinião, representantes da sociedade manauara e, portanto, somos propagadores daquilo que existe de bom. No momento crítico e pandêmico precisamos de bandeiras positivas para que as esperanças se renovem dia após dia”, concluiu David Reis.
Em nenhum momento, o vereador Wallace Oliveira (PROS), que estava comandando a Sessão enquanto David Reis discursava, interrompeu o colega para falar sobre o tempo ultrapassado. Tal situação não se repete com outros parlamentares.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/ CMM