O ex-vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros (DEM), foi empossado deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na vaga do ex-deputado Josué Neto (Patriota), que deixou o parlamento para ser conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A solenidade foi realizada pelo presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), durante a sessão híbrida desta terça-feira, 23.
Após Tony Medeiros proferir o termo Constitucional em que prometeu defender e cumprir a Constituição da República e a Constituição do Estado do Amazonas, foi lido pelo secretário-geral, deputado Delegado Péricles (PSL), o termo de posse. Essa é a segunda vez que Medeiros ocupa uma das cadeiras da Aleam.
Em seu primeiro pronunciamento, o representante da região do Baixo Amazonas, rasgou elogios ao prefeito de Parintins Bi Garcia (DEM) e prometeu defender a bandeira da saúde nos municípios. Tony Medeiros agradeceu pelo momento e cumprimentou a sua família e a todos os deputados.
“Depois de seis anos estou de volta para essa Casa que é a ressonância da população, por isso é chamada de casa do povo. Nem um homem entra duas vezes iguais em um rio, e as águas não são as mesmas. Chego à Aleam como um outro homem. A vida me deu a oportunidade de ter sido um gestor público por um mandato e meio, onde pude visitar todas as comunidades de Parintins e vi como o nosso caboclo é forte, guerreiro e enfrenta a força da natureza, vazantes e enchentes”, afirmou.
Medeiros relembrou, ainda, do tempo que passou na Prefeitura de Parintins como vice-prefeito.
“Por tudo isso me considero um privilegiado. Bons tempos ao lado do prefeito Bi Garcia, que é um amigo e um irmão. Bi Garcia é um homem extremamente competente naquilo que vai fazer e não é a toa que se tornou o maior líder político da história de Parintins. Pegamos uma cidade destruída e reconstruimos. Pegamos uma pandemia e fomos pioneiros no combate para salvar vidas”, ressaltou. .
Críticas à saúde do Estado
Tony Medeiros assumiu a cadeira de deputado com um discurso de oposição e não poupou críticas à falta de UTIs nos 61 municípios do interior e as mortes ocorridas na pandemia da Covid-19.
“Quis o destino que eu voltasse à essa Casa em plena pandemia da Covid-19, que ceifou milhares de vidas. Quero ser solidário a todas as famílias que perderam entes queridos. Quase 4 mil pessoas morreram no interior nessa pandemia e a notícia que circulou é que 61 das cidades do interior não tem UTI. Quantas vidas poderiam ser salvas?. Eu vi as pessoas esperando uma UTI aérea que não chegou. Por isso, ergo a bandeira da regionalização da Saúde e da alta complexidade. Onde está escrito que o privilégio das UTIs é só de Manaus? Parece que Manaus quer tudo pra si”, alfineto o novo deputado que defendeu a criação de polos e regionalização da saúde.
Homenagem
Serafim Corrêa (PSB) aproveitou o momento e colocou um vídeo em homenagem ao cantor e agora deputado Tony Medeiros. “Seja bem-vindo, você é acima de tudo um dos ícones da nossa cultura”, disse.
Também se manifestaram em dar boas vindas a Tony Medeiros os deputados Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSC), Dermilson Chagas (Podemos) e Saullo Vianna (PTB);
O deputado Ângelus Figueira que assumiu na última sexta-feira, 19, a vaga da deputada Alessandra Campêlo (MDB), que se licenciou para comandar a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), já está participando da sessão híbrida.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação