Depois das mudanças em algumas secretarias do Governo do Amazonas e reunião com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o próximo passo do governador Wilson Lima (PSC) deverá ser a filiação no Partido Progressista (PP), dos deputados Átila Lins (federal) e Belarmino Lins (estadual). O objetivo é o fortalecimento para disputar a reeleição em 2022.
Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Wilson Lima já está acertando a sua transferência para o Progressista, onde terá mais tempo de televisão e acesso ao Fundo Eleitoral, atributos que não poderá utilizar por causa das mudanças nas regras eleitorais caso continue no PSC. A troca de secretários também deve acontecer, segundo fontes.
Apoio de Belão
Membro da base governista na Aleam, o deputado Belarmino Lins (PP) também tem saído em defesa do governador contra os discursos da oposição e acompanhado constantemente Wilson Lima nas viagens aos municípios atingidos pela enchente deste ano no Amazonas. Belão também é frequente durante as reuniões do governador para anunciar medidas importantes em relação a decretos governamentais que tratam sobre as restrições e flexibilizações do comércio durante a pandemia da Covid-19.
Faltando ainda 1 ano e 7 meses para a eleição de 2022, que vai definir o presidente da República, os governadores e os deputados federais e estaduais aguardam as definições partidárias e apoios para o pleito se definirem. Enquanto isso, Wilson Lima vem mexendo o “tabuleiro político” nos bastidores e se fortalecendo na capital e no interior, de olho na reeleição do próximo ano.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria do deputado federal Átila Lins para repercutir a ida do governador para o Progressista e também com a Secretaria de Estado de Comunicação do governo, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação