setembro 7, 2024 19:34

Operação ‘Gratidão’: Amazonas oferta mais 24 leitos para pacientes com Covid de outros Estados

Mais 24 leitos para pacientes com Covid-19 foram disponibilizados no hospital e pronto-socorro (HPS) Delphina Aziz, na terça-feira, 23, pelo Governo do Amazonas, em sequência à operação “Gratidão”. São 18 leitos clínicos e outros seis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Rondônia e do Acre.

De acordo com o Governo do Amazonas, a iniciativa é realizada em parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, que já transferiu para tratamento no Amazonas 27 pacientes. As ações são operacionalizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Para ajudar na crise da falta de oxigênio em outros Estados, o Amazonas tem dado assistência com o envio de insumos. Foram enviados 200 cilindros de oxigênio para o Paraná, 70 concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte e outros 50 concentradores para Rondônia, que também recebeu 18 mil unidades de medicamentos para tratamento da Covid-19, dentre os quais neurobloqueadores e sedativos.

Recursos humanos

A operação “Gratidão” também tem contribuído com as equipes médicas dos hospitais de origem dos pacientes. Por meio da operação, uma equipe formada por três enfermeiras, um médico e um fisioterapeuta estiveram em Rondônia, na semana passada, para embarcar os pacientes para Manaus.

Os profissionais seguiram com a missão de orientar as equipes médicas de Rondônia nos protocolos para locomoção dos pacientes, desde a saída da unidade de origem, até o embarque na aeronave e o acompanhamento no voo para Manaus.

A operação “Gratidão” é uma retribuição à ajuda que o Amazonas recebeu de outros Estados na fase mais aguda da pandemia, nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Da Redação O Poder

Com informações da Secom

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!