A importância do combate às fake news (noticias falsas) vai ser debatida durante Sessão de Tempo nesta quinta-feira, 25, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A medida de autoria do deputado Sinésio Campos (PT) é alusiva ao “Dia Estadual de Conscientização e Combate às Fake News (celebrado no dia 24 de março), tendo em vista a necessidade de se apurar e checar a veracidade das noticias divulgadas nas redes sociais.
“Fake news é o mal do século que precisa ser banido. Como deputado estadual, continuo cobrando que a Delegacia Especializada contra Crimes Cibernéticos tenha um prédio próprio, como já existe em outros Estados. Que não seja em uma sala no subsolo, como existe hoje na Delegacia Geral”, afirmou o parlamentar.
De acordo com dados da Delegacia Interativa da Polícia Civil, nos primeiros dois meses de 2021, foi registrado um aumento de 241% no número de ocorrências por invasão a dispositivos informáticos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Polícia Civil, a expansão dos casos está relacionada, principalmente, a golpes como a clonagem de contas de aplicativos de mensagem instantânea. De janeiro a fevereiro deste ano, foram registrados 174 Boletins de Ocorrência (BO) com relatos sobre invasões de dispositivos em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 51 casos entre clonagem de aplicativos, além de outros tipos de crimes dessa modalidade envolvendo aparelhos telefônicos e computadores.
‘Fake news’ se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras, diz MIT
A conclusão é do maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet, feito por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. O novo estudo foi publicado nesta quinta-feira na revista Science.
Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares – aquelas que estão entre o 1% mais replicado – atingem de mil a 100 mil pessoas.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação