O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) fará concurso para a contratação de 2 mil servidores. O secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, assinou o decreto que amplia o quadro nesta quinta-feira, 25, em solenidade no auditório do Comando Geral do CBAM, localizado no bairro de Petrópolis, Zona Sul de Manaus.
Segundo o Governo do Amazonas, atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com um quadro que distribui um efetivo de 2.429 servidores. O novo quadro prevê 4.483 vagas, aumentando a projeção de efetivo da corporação em mais de 80%, e viabilizando a expansão dos postos dos bombeiros no interior do Estado.
Na avaliação de Flávio Antony, o governo estadual, a partir de agora, vai realizar uma “correção histórica” ao proporcionar a reestruturação do quadro, pois, também, vai realizar a progressão de carreira. “Abrimos oportunidades para que praças e oficiais possam progredir na carreira e, ao mesmo tempo, garantimos que o interior não fique desguarnecido”, ressaltou.
No ano passado, o governador Wilson Lima (PSC) incluiu 469 bombeiros militares da área de saúde nos quadros da corporação. O governador ainda promoveu mais 22 bombeiros militares nos meses de fevereiro e março.
Interior
O Corpo de Bombeiros possui, atualmente, postos em dez municípios do interior, além dos postos em Manaus. Com a aprovação do novo quadro vai ser possível realizar concursos públicos que vão permitir a ampliação do efetivo de combatentes e praças, além da abertura de novas unidades bombeiro em 51 municípios.
Da Redação do Portal O Poder
Fotos: Divulgação