Em seu terceiro mandato, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), tem apenas 20 Projetos de Lei que tramitaram na Casa Legislativa. Desses, apenas dez viraram leis municipais.
A primeira eleição do parlamentar aconteceu em 2012. De 2013 a 2016, ele produziu sete Projetos de Lei. Já no segundo mandato, de 2017 a 2020, ele submeteu 11 Projetos.
Agora, no terceiro mandato, David Reis não apresentou nenhuma proposta, mas vale lembrar que o parlamentar possui atribuições como presidente da Casa Legislativa, que refletem nesse tipo de atividade. Porém, o Regimento Interno da Casa não veta o presidente de propor Projetos de Lei.
Outras atividades
Além de fazer Projetos de Lei, vereadores podem fazer indicações, moções, requerimentos e emendas à Loman. Neste caso, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) mostra que Reis tem três moções, duas indicações, uma Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) e um requerimento no ano de 2020. Não foi possível ver a atividade de outros anos.
Passagem por secretarias
Durante o seu primeiro mandato, o vereador David Reis foi nomeado, em julho de 2014, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).
Depois, em maio de 2015, quando a Semtrad e a Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento, Feiras e Mercados (Sempab) foram unificadas, virando a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), David Reis se tornou também titular da nova pasta.
Ele voltou ao Parlamento no ano seguinte, em seu segundo mandato.
Procurados, David Reis e sua assessoria não se pronunciaram até a publicação desta matéria.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/ CMM