A regulamentação do transporte hidroviário no Amazonas foi cobrada pelo deputado Sinésio Campos (PT) nesta terça-feira, 30, durante a sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O parlamentar afirmou que está em tramitação na Aleam uma mensagem governamental que trata da organização do transporte fluvial.
“O transporte hidroviário leva e traz pessoas, além de mercadorias, e, no mínimo, 2 milhões de amazonenses utilizam. Verificamos que está tramitando nessa Casa uma mensagem governamental que trata da organização do transporte. É o momento que essa Casa tem para pedir a regulamentação do transporte aquaviário no Amazonas”, enfatizou.
Sinésio também afirmou que, além das discussões no parlamento sobre o transporte fluvial, é o momento de debater sobre a precariedade nos portos dos municípios do Amazonas. “Os portos que atendem à demanda dos municípios são um caos, a começar pelo porto que atende os barcos regionais do interior da Manaus Moderna. É uma vergonha. E sem contar, que todos os armadores e trabalhadores do setor necessitam que a regulamentação seja aprovada por essa Casa”, afirmou.
O parlamentar ressaltou as dificuldades dos usuários do transporte fluvial no Amazonas. “Em Fonte Boa o porto é um sufoco. Enquanto não se regulamenta, os donos de embarcações não têm como buscar financiamento. Estamos na maior bacia hidrográfica do planeta e é uma vergonha o Amazonas ainda não ter essa regulamentação”, ressaltou.
O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) para ter informações sobre a mensagem governamental, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação