Preocupado com uma possível terceira onda de Covid-19 em Manaus, o vereador Jaildo Oliveira (PC do B) apelou para que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), vacine motoristas de ônibus e demais profissionais do setor de transporte coletivo. O pedido foi feito durante o pequeno expediente desta segunda-feira, 5, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Se as pessoas continuarem indisciplinadas e participando de festas clandestinas, irá ter uma terceira onda. Escutando alguns especialistas, eles já falam nessa possibilidade. Desde o início da pandemia, esses trabalhadores continuam na linha de frente. A pandemia não passou e os ônibus continuam lotados”, argumentou o parlamentar.
Para ele, os motoristas e os cobradores são profissionais vulneráveis ao vírus.
Críticas ao IMMU
De acordo com o parlamentar, as empresas não dão máscaras nem álcool em gel para os funcionários. “Eu queria ver o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) mais enérgico e fiscalizando. Eu convido vocês a irem aos terminais”, disse Jaildo Oliveira.
Segundo o vereador, há vários documentos pedindo a prioridade na vacinação dos trabalhadores do transporte público de Manaus para a Prefeitura, Governo e até Ministério Público Federal.
Resposta
O vereador líder do governo estadual na Câmara Municipal de Manaus, Caio André (PSC), em seu discurso, respondeu a Jaildo Oliveira falando que não é da responsabilidade do governador Wilson Lima (PSC) definir os grupos que recebem a vacina.
“Para vacinar as forças de segurança foi necessário uma ação judicial. Quem determina é o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Infelizmente, o governador não tem autonomia”, explicou.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação