O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), enviou para a Câmara Municipal de Manaus (CMM,) nesta terça-feira, 6, um Projeto de Lei que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, com garantia da União, no valor de até R$ 470 milhões. O Projeto deve ser votado nas próximas sessões da Casa Legislativa.
O recurso será destinado para o Programa de Melhoria de Infraestrutura Urbana e Tecnológica do Município de Manaus (Prominf/ Manaus). O PL 126/2021 dá a garantia que o Município usará o dinheiro apenas para esse propósito. O prazo total do financiamento será de 180 meses.
Na mensagem 009/2021, David Almeida explica que a pandemia fez a economia de Manaus parar e, consequentemente, refletiu na arrecadação municipal. Porém, os investimentos na cidade não pararam devido a operações de créditos, semelhantes a essa, feita pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). Com ele, foi possível restaurar o Hotel Cassina, reformar os mercados municipais Cunha Melo e Walter Rayol, construir o Terminal 6, entre outros.
“Em meio à pandemia, não podemos deixar de investir na saúde, principal foco da Administração, bem como as área social e educacional. Porém, sabemos das necessidades eminentes que, não menos importantes, demandam atenção e senso de urgência, como as áreas de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, dentre outras”, escreveu Almeida em sua justificativa.
De acordo com o documento os projetos mais prioritários da Prefeitura de Manaus são as Interligações da avenida Brasil com a Coronel Teixeira, avenida Djalma Batista com as avenidas João Valério e Rua Pará, avenida Efigênio Sales com avenida Governador José Lindoso e avenida André Araújo com a avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho e rua Salvador, além da intervenção no complexo viário Gilberto Mestrinho com a avenida Rodrigo Otávio.
O documento está aqui.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação