fevereiro 21, 2026 02:28

Deputado pede concurso para aumentar efetivo da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil

A realização de concurso público para aumentar o efetivo da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, foi proposta pelo deputado Álvaro Campelo (Progressista) durante a sessão híbrida desta quinta-feira, 8, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Alem).

Campelo afirmou que vai apresentar ainda hoje requerimento indicativo ao Governo do Amazonas para que realize o mais rápido possível o certame público ao explicar como se encontra atualmente o quadro hoje da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil no Amazonas.

“É o cenário atual da segurança pública. Hoje, de policiais militares nós temos 9.031 o ideal para a atual necessidade é 15 mil militares. Na Policia Civil hoje temos 2.151 policiais e o efetivo necessário hoje seria 3.354. E o Corpo de Bombeiros tem uma defasagem de mais de 80% e atualmente temos 1.096 bombeiros entre homens e mulheres, mas o previsto para atender a todo o Amazonas têm 11 bases  do Corpo de Bombeiros é de 4.483 militares”, justificou.

Álvaro Campelo reconheceu que em 2020, para melhorar o efetivo o Corpo de Bombeiros convocou mais 500 pessoas entre homens e mulheres que entraram, só que esses oficiais e praças completaram a área de saúde.

“Mas aquele combatente que está lá na frente para combater os incêndios, os acidentes, nas catástrofes, hoje os bombeiros não tem. Por isso, estou fazendo publicamente o apelo para que o Governo do Amazonas possa com base a lei  173 que possa promover concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no sentido que possamos nos aproximar o máximo possível do ideal que hoje a população do Amazonas precisa”, ressaltou.

Na esteira do colega, o deputado Dermilson Chagas (Podemos), destacou a defasagem no quadro dos bombeiros. “Vários aeroportos do Amazonas foram privatizados e não tem Corpo de Bombeiros que é fundamental para o Estado nos incêndios, nas questões de afogamento”, ressaltou.

 

 Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!