O governo do Amazonas está sem líder na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) há quase 40 dias, desde que a deputada estadual Joana Darc (PL) entrou de licença-maternidade. O período de afastamento da parlamentar é de, ao menos, 120 dias.
O nome mais certo para assumir a função é o de Belarmino Lins (PP). De acordo com informações apuradas pelo O Poder, as características do parlamentar são tidas pelo governador Wilson Lima (PSC) como ideais para a função no parlamento: tom pacificador, experiência e bom relacionamento com todos os deputados.
Nesse meio tempo, o nome de Nejmi Aziz (PSD), também foi cotado para preencher a vaga de Darc. Adjuto Afonso (PDT) e Sinésio Campos (PT) já declararam publicamente que não conversaram com o governador sobre o tema e não demonstram interesse em exercer a função.
Saullo Vianna (PTB), Mayara Pinheiro (PP) e Dr. Gomes (PSC) são os nomes cotados para o cargo de vice-líder do governador. O cargo é ocupado, atualmente, por Saullo Vianna.
Até o momento, o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), não decidiu quem será seu líder na Casa Legislativa e nem aponta quem deve ser o “eleito”.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação