Após receberem um grupo de profissionais do turismo que fizeram uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (13), o presidente da Comissão de Turismo, Fomento e Negócios da Aleam, deputado Tony Medeiros (PSD), e o deputado Wilker Barreto (Podemos) pediram melhorias para o setor e prometeram entrar em contato com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Durante o seu pronunciamento, Tony Medeiros disse que foi surpreendido ao ver um grupo de manifestantes na frente da Assembleia. “E acabei descobrindo que era justamente os trabalhadores do turismo, que hoje represento na Comissão de Turismo. Sabemos que são trabalhadores informais em sua maioria e não tem seguridade social como tantos outros segmentos, além de passarem por momentos difíceis nesta pandemia que tem castigado severamente o setor”, afirmou.
Na avaliação de Tony Medeiros, muitas pessoas não entendem como o turismo pode ser tão importante para o Amazonas. Ele disse que o Estado tem milhares de trabalhadores do turismo e, por isso, vai se encontrar com secretário da Amazonastur, Sérgio Litaiff, para tentar encontrar uma solução que possa amenizar as perdas de 72% do setor.
“O que realmente o turismo gera? Quero dar como exemplo o Festival Folclórico de Parintins, que injeta R$ 180 milhões em uma cidadezinha do interior do Estado, que tem um orçamento de R$ 189 milhões. Só o festival injeta 60% do orçamento do município em praticamente uma semana, essa é a importância”, alfinetou.
Na esteira do colega, Wilker Barreto (Podemos) saiu em defesa do segmento e parabenizou a iniciativa do presidente da Comissão de Turismo. Na ocasião, Wilker voltou a cobrar a ausência do líder do governo na Aleam, que tem prejudicado os debates.
“Por que que a figura da liderança do governo é importante? Porque antes de iniciarmos os debates pela parte das críticas, temos que exaurir o diálogo. Estamos indo para um ano e meio de pandemia e de sofrimento dessa classe”, ressaltou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação