fevereiro 22, 2026 06:44

MPF diz que MS aguardou agravamento da crise no AM para começar transferências de pacientes

O inquérito conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas sobre a crise no sistema de saúde, ocorrido em janeiro deste ano, aponta que o Ministério da Saúde e o governo do estado tinham conhecimento da necessidade de transferir pacientes em estágio grave em decorrência da pandemia do novo coronavírus, mas optaram por esperar o agravamento da crise para começar a transferir pacientes para outros estados.

A informação é do jornal O Globo.

Os relatórios registram que, no dia 12 de janeiro, a pasta já sabia que era necessário fazer as transferências, porém, só foi iniciada a elaboração de um plano de evacuação após doentes morrerem por asfixia pela falta de oxigênio hospitalar.

Os documentos de investigação conduzida pela MPF constam que o MS e o governo do Amazonas aguardaram a piora na crise no estado, resultando em uma ação por improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e outras cinco pessoas, entre elas o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo.

Ambos são acusados omissão ao terem retardado o início de ações que poderiam ter debelado a crise no sistema de saúde do Amazonas no início do ano.

 

 

 

 

Conteúdo: O Globo

Foto: Márcio James/Amazônia Real

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!