O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira, 16, durante live da sede do governo, as novas medidas do decreto da pandemia com a liberação da prática de esportes ao ar livre sem público para evitar aglomerações, o aumento do horário de funcionamento do comércio e shoppings, além dos supermercados que passam a funcionar das 6h às 22h. O decreto passa valer a partir de segunda-feira pelo prazo de 15 dias.
O período de restrição da população em casa continua a valer no horário das 00h às 6h da manhã do dia seguinte.
Durante a transmissão, Wilson Lima desmentiu as informações que circulam nas redes sociais que doses de vacinas para imunização da Covid-19 foram desperdiçadas no Amazonas.
“O estado do Amazonas recebe essas doses e repassa para as prefeituras e é responsabilidade delas fazer o armazenamento e aplicação das pessoas que estão nos grupos prioritários. De todas as vacinas que nós recebemos 93% já foram repassadas para os municípios. O que nós temos é uma reserva técnica e algumas vacinas que ainda não foram retiradas por alguns municípios que vão fazer o agendamento para retirada. Não temos nenhuma informação de que alguma vacina foi desperdiçada ou qualquer dose foi para o lixo”, enfatizou.
Em relação as novas medidas anunciadas no novo decreto, Wilson Lima pediu cautela a população e que continuem a adotar as medidas preventivas. Também alertou a população para o aumento de acidentes de trânsito que tem aumentado em Manaus e sobrecarregado o sistema de saúde na área de fraturas.
“Fizemos alguns ajustes pequenos no nosso decreto e vamos fazer na medida que se possa ampliar. O objetivo é fazer com que empregos sejam mantidos e as pessoas tenham renda para sustentar as suas famílias. Estamos liberando no nosso decreto a prática de esportes ao ar livre sem aglomeração. Pode bater aquela bolinha, mas sem fazer campeonatos, chamar os vizinhos, mas não podem fazer essas aglomerações”, alertou.
Confira as novas mudanças no decreto
Restrição de circulação na cidade continua das 00 às 6h
Supermercados passam a funcionar de 6h às 22h respeitando a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos e a recomendação de uma pessoa por família
8h às 19h comércio em geral
6h às 22h postos de gasolina
8h às 17h Lan House com 50% da sua ocupação
Shoppings de 10h às 22h de segunda a sábado e aos domingos de 11h às 17h, observando a ocupação dentro das lojas e limitando a ocupação de 70% no estacionamento
Academias somente aulas individuais e não permitido aulas coletivas de segunda a sábado 6h às 21h com ocupação de até 50%
Liberada a pratica de esporte coletivo ao ar livre sem público para evitar aglomerações
Kart profissional corridas liberada sem público
Atividades de visitação dê atrativos naturais desde que aja a autorização dos gestores das unidades de conservação. No caso de visitações de barco não podem descer para ter contato com comunidades tradicionais, povos indígenas ou ribeirinhos.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação