A expectativa é de que o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, possa ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia entre esta quinta-feira, 22, ou no próximo dia 27. O ex-ministro será o primeiro a ser interrogado pela Comissão que pretende investigar e responsabilizar ações durante o enfrentamento da Covid-19.
A informação foi confirmada pelo senador Omar Aziz (PSD), presidente da comissão. “Nós vamos tentar ouvir na quinta-feira, se houver a reunião. Ele era o ministro da Saúde quando começou a pandemia, por isso o interesse de ser ouvido”, afirmou.
Omar afirmou também que entre os questionamentos para o ex-ministro estão os motivos de ele não fechar as fronteiras do Brasil no início da pandemia, além da saída do Ministério da Saúde.
Na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, os senadores confirmaram o acordo segundo o qual Omar Aziz será o presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) o vice, e Renan Calheiros (MDB-AL) o relator.
Além de Mandetta, o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, também será convocado pelos membros da comissão para prestar esclarecimentos. O general se declara à disposição da CPI, e prepara documentação semelhante à apresentada em depoimento à Polícia Federal sobre o tema.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Agência Brasil