Os três projetos de lei enviados pelo Governo do Amazonas que criam o auxílio emergencial para os profissionais da educação física, do turismo e da cultura no valor de R$ 600 (três parcelas de R$ 200), foi aprovado nesta terça-feira, 20, por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam),
O critério para escolha dos beneficiários envolve as pessoas em situação de vulnerabilidade social e que tenham sido atingidas pela pandemia. Da cultura, serão 7,5 mil beneficiados. Já o auxílio emergencial para o esporte vai atender 5 mil profissionais e no turismo a previsão é beneficiar 1,6 mil profissionais.
O relator do projeto do auxílio emergencial do esporte, deputado João Luiz (Republicanos), reafirmou a importância da votação das matérias. “Se existe uma coisa que não espera é a fome. Nós podemos entrar em um consenso para votar, já que lemos a minuta e explicamos o quantitativo e a fonte de onde vão sair os recursos. Para que as pessoas possam receber urgentemente os auxílios”, disse.
Compra de vacinas
Entre os projetos apresentados pelos deputados, o parlamento aprovou o projeto de lei nº 163/2021, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV) que dispõe sobre a aquisição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado no Amazonas.
“O objetivo não é priorizar pessoas de poder aquisitivo maior, mas estabelecer uma cooperação entre a iniciativa privada e o Poder Público. Essa união de forças vai desafogar a demanda do Governo Federal em vacinar todos os brasileiros, além de possibilitar que o SUS receba doses por meio de doação”, afirmou Cidade.
O deputado Dermilson Chagas (Podemos) parabenizou Cidade pela inciativa. “A sua atitude só mostra preocupação com o povo porque a vacina é caminho para todos nos imunizarmos”, ressaltou.
No total foram aprovados nesta terça-feira, 20, 12 matérias, entre mensagens governamentais e projetos de leis. Três projetos de autoria da deputada Mayara Pinheiro (PP) foram retirados de pauta pela ausência da parlamentar no momento da votação.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação