fevereiro 20, 2026 20:59

Falta de quórum frustrou tentativa de conceder Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Turismo

A proposta do deputado Saullo Viana (PTB) em conceder o Título de Cidadão do Amazonas ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, foi frustrada devido à falta de quórum na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Apenas 12 deputados compareceram à sessão extraordinária desta sexta-feira, 23, e, são necessários, no mínimo, 13 parlamentares para a realização de votações.

O ministro esteve em Manaus na manhã desta sexta-feira, 23, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que recebeu o referido título do parlamento estadual. O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), ainda aguardou por 40 minutos que houvesse quórum necessário e, ao conferir apenas 12 deputados no plenário, anunciou que a sessão estava cancelada. “Devido à falta de quórum regimental para efetuarmos a ordem do dia, irei cancelar essa reunião extraordinária”, afirmou.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) afirmou que estava surpreso com a reunião extraordinária para conceder mais um Título de Cidadão do Amazonas e disse que, a exemplo do presidente Bolsonaro, o ministro do Turismo, também não merece ser cidadão do Amazonas.

“Não houve quórum. Eu estava presente e votaria ‘não’ porque o ministro do Turismo não fez nada pelo Amazonas. Ninguém sabe nem quem é o ministro do Turismo”, alfinetou.

Dermilson Chagas (Podemos) foi na esteira do colega e criticou a sessão extraordinária proposta pelo deputado Saullo Viana (PTB). “Fica tão banalizado. Hoje fizeram uma sessão extraordinária para dar o Título de Cidadão Amazonense ao ministro do Turismo em cima da hora e faltou quórum na Assembleia. O que foi que essa pessoa contribuiu para o Amazonas? Qual a importância em dar o título para ele? O que ele está fazendo de benefício para o Estado?”, questionou.

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o deputado Saullo Vianna, que confirmou que a sessão extraordinária aconteceu, mas que não teve o quórum suficiente.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!